domingo, 3 de setembro de 2017

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – POR QUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS?


          Esses dias estava pensando sobre esse tema, mesmo antes de colocá-lo em votação para sugestão de artigo, aqui no nosso blog. E, refletia sobre esta pergunta: “Por que fazemos o que fazemos?”, no livro Inteligência Emocional, do PhD. Daniel Goleman, ele conceitua a inteligência emocional sobre a capacidade que o indivíduo tem de agir racionalmente sobre suas emoções e sentimentos, refletindo, sendo empático, utilizando de sua inteligência racional para se sobressair de algo ou alguma coisa que, de repente, lhe causa desconforto ou lhe prende. Mas, o por que fazemos o que fazemos?, não se restringe apenas à inteligência emocional, mas também, à neurociência. Estima-se que uma criança adquire padrões repetitivos de seus pais ou pais substitutos a desde bebê até os 12 anos de idade, e isso fica mais fácil de adquirir até os 8 anos de idade. Aquilo que ouvimos, sentimos, vimos serão os nossos padrões e crenças que levaremos para toda a nossa vida, e isto pode ser bom ou ruim.

            Crença ou padrão, tem a ver, com o que fazemos e acreditamos, mas não necessariamente o que é real e verdadeiro. “Instalaram” na gente, e de repente, inconscientemente, às vezes, repetimos esta crença, sem nos darmos conta. Existem crenças profundas, que somente um profissional pode identificá-la em você, e tratá-la. Para isto, sugiro um bom profissional de coach -, que com técnica e ferramentas adequadas -, fará com que você elimine suas crenças limitantes e obtenha resultados extraordinários, através de alguns exercícios e tarefas. Costumo utilizar o CICLO DAS CRENÇAS, por sabermos que as crenças são desenvolvidas em nosso cérebro, podemos reprogramá-las, isso quer dizer, em momentos, tudo que você acreditava ser verdade em sua vida, pode mudar, e isto pode ser a grande oportunidade em sua vida para eliminar as famosas frases: “Eu nunca vou ser feliz!”, “eu nunca vou ter dinheiro suficiente para ser rico”, “eu nunca vou ser magra(o)!”, “dinheiro só se ganha com muito trabalho, suor e fazendo o que não se gosta de fazer”, e outras crenças limitantes. Por isso, acredite: TUDO ISSO PODE SER MUDADO EM UM MOMENTO. Sabe por quê? Porque do outro lado, já sofremos isto, e não foi algo que foi repetido em nossa vida, bastou apenas um IMPACTO EMOCIONAL, para que tudo isto acontece em nossas vidas, e passássemos a acreditar naquilo.
            
                 Imagine uma mulher flagrando o marido a traindo, em questões de segundos, ela registra aquilo no cérebro, que registra em todo seu corpo, e essa reação pode criar uma ÂNCORA NEGATIVA, que vai fazer com que ela, toda vez que encontre um homem parecido com o seu marido, ou que repita algo que o seu marido fazia, ela vai levar um choque emocional e dizer para si mesma: “nenhum homem presta!”, “vou ser traída novamente”. Felizmente, já atendi clientes que tinham essas âncoras negativas, e fizemos nossas sessões com muita diligência, onde esses obtiveram resultados extraordinários.



            Não podemos falar de inteligência emocional, sem citar o filme: A VIDA É BELA, onde se passa na segunda guerra mundial, e as personagens você já deve saber e também o que acontece com cada um, caso não saiba, sugiro que assista, não pretendo me estender aqui. O mais importante, é saber que a personagem do ator Roberto Benigni, Guido, se apaixona por Dora, personagem vivida por Nicolleta Braschi, e depois tem um filho chamado Josué. Na trama, Guido usa de sua inteligência emocional, na maioria das vezes; primeiro em seu trabalho, depois com Dora, depois com amigos, em seguida, com o filho em campo de concentração. O filme, é uma pérola preciosa, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Recomendo que assista duas vezes, no mínimo, uma como mero expectador(a), a segunda vez, como observador(a), e perceba o comportamento de inteligência emocional que aqui discorro.

            Utilizar a inteligência emocional a nosso favor, é, decerto, algo muito sábio. É repensar nossos atos, e porquê repetimos. Lembro de um grande amigo e médico cubano, onde convivemos por um tempo aqui no Brasil, que também aprendi preciosidades sobre esta área; ele, que em diversos momentos passara por situações dificílimas, com problemas de saúde, depois com problemas de saúde com a sua mãe, depois com sua irmã, e mesmo assim, estando no Brasil, e sem se comunicar de forma eficaz com seus familiares, que estavam em Cuba, era um praticante de inteligência emocional. Vez por outra, o percebia triste, e naquele momento, quando o perguntava, ele mudava a sua comunicação interna, sua postura mudava, ele sorria, colocava os ombros para trás, estufava o peito, e dizia: “já, já, já... Estoy bien!”, era uma forma de dizer que passou, e que aquilo não iria afetar a sua vida trazendo mais dor e desespero. Dr. Iván deixou ensinamentos positivos sobre resiliência, persistência, habilidade interpessoal, e outras competências estudadas na inteligência emocional. Somos gratos a ele, por tanto que nos ensinou, muitas vezes, somente por comunicação não-verbal.



            É importante saber que, qualquer um pode desenvolver ou aprimorar sua inteligência emocional, pois segundo o psicólogo norte-americano Howard Gardner, desenvolvedor dos conceitos sobre as inteligências múltiplas; a emocional, é a única que podemos mudar ao longo dos anos, e sempre, e quando formos treinados. As demais, trabalhamos apenas os perfis, que são a ponta do iceberg. Caso queira aprofundar-se nesse estudo sobre as INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, sugiro o livro com o mesmo título, tenho plena certeza que você vai aprender muito mais sobre a neurociência, e se autoconhecer. Então, sabendo disto, fica mais fácil acreditarmos que podemos mudar nossos pensamentos autodestrutivos, negativos, e que minam todos os nossos sonhos e desejos, projetos e planos, objetivos e metas, simplesmente porque alguém veio, “instalou” em nossa mente, e aquilo se tornou uma crença limitante.

            Em minha palestra: 7 Passos da Excelência Profissional, falo sobre Inteligência Emocional, aplico ferramentas de coaching, e mostro como podemos desfazer-se de uma crença limitante e obtermos resultados extraordinários em segundos, naquela hora. Macumba? Alguns pensam que sim, mas para isto, existe a ciência para explicar, e como aqui não posso me estender, mais do que estou me estendendo, indico a você participar de um evento nosso, tenho certeza que você será impactado(a) de uma forma, que nunca mais voltará ao estado atual. Para isto, é simples, contate-nos e agende uma palestra na sua cidade ou no seu estado, que iremos com maior prazer, quebrar todas essas crenças limitantes e lhe devolver o que você realmente merece, que são os seus sonhos, seus objetivos, suas possibilidades.

            Para quem deseja ir mais além, e conhecer mais profundamente o assunto, e desenvolver habilidades exponenciais de um líder de sucesso, estamos em fase de acabamento com o nosso Seminário: Leadership High Performance, que serão 2 dias de imersão, onde o participante conhecerá técnicas e ferramentas de coaching, PNL e hipnose, onde colocando em prática de forma ética e profissional, mudará o rumo de sua vida, e alcançará o sucesso profissional com mais qualidade e equilíbrio, fazendo com que as pessoas realmente façam parte de seus times, suas equipes, e tornem-se também líderes de si mesmas. Se dê este presente, e faça contato conosco, e já reserve sua inscrição neste treinamento, que mudará toda sua estrutura de liderança, e mostrará a você que o que você pensa sobre liderança está totalmente equivocado.

            O assunto é extenso, bem sabemos, mas acredito que tivemos aqui alguns insights importantes, onde podemos ao menos entender um pouco mais sobre o tema, e também buscar mais conhecimentos sobre. O intuito não era esgotar o assunto, mas torná-lo(a) curioso(a), fazer com que você busque mais, se permita ir mais além, pois eu tenho certeza que você obterá resultados exponenciais e extraordinários!

Vejo você no topo!

Com carinho,

Leniclécio Miguel – Coach Profissional Especialista em Comportamento Humano, Palestrante Profissional Especialista em Excelência Profissional e Consultor em Gestão Empresarial.


Serviço: LM Consultoria, Coaching e Treinamentos
(81) 9 9706.9587 (whatsapp) / 9 9387.0526
Email: leniclecio@hotmail.com

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Gratidão por seu feedback. Grande abraço afetuoso!

      Excluir
  2. Desenvolver essas competências emocionais, abre portas para a maturidade emocional.Assisti o filme A Vida é Bela.Fantastico ! Exemplo de resiliência, amor e coragem e emocionante ! Parabéns pelo texto Leoclecio !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por seu carinho, cara amiga. Abraço afetuoso!

      Excluir